Se você está procurando um flash para a sua câmera mas acha os modelos da Nikon e Canon muito caros, dê uma boa olhada neste modelo da Godox. O TT685 pode ser encontrado em versões para os principais fabricantes de câmeras – Canon, Nikon, Fujifilm, Sony e Olympus. A letra no final do nome indica a versão, ou seja: TT685n (“n” Nikon), TT685f (“f” Fuji), etc.

Em média, custa menos da metade de um modelo da Nikon ou Canon que já possua rádio embutido. No momento, essas opções seriam os flashes SB-5000 (Nikon) e o 600EX-RT (Canon).

Talvez para reduzir custos, o TT685 não vem com os com filtros de correção de cor presentes nos modelos da Canon e Nikon, nem com o difusor “copo”. 

Recursos e operação do TT685

Yuri Pimenta fotografia - review flash Godox TT685 Nikon

Apesar do preço super convidativo e da ausência de alguns extras, não vejo muita coisa que o desabone. É um flash muito bem construído e fácil de usar. A articulação para cima e para os lados não requer um botão. Uma vez articulado, fica firme na posição.

Os botões mais importantes são retroiluminados e tem um clique bem definido. O disco de compensação também é bem fácil de girar.

A luz de auxílio de autofoco (AF assist) é muito similar ao padrão usado pela Yongnuo, porém um pouco mais discreto, eu diria.

Yuri Pimenta fotografia - review flash Godox TT685 Nikon
Yuri Pimenta fotografia - review flash Godox TT685 Nikon - af-assist

A trava do flash é uma rosca, ao invés de uma pequena alavanca, como nos modelos de outros fabricantes. Nada contra ser uma rosca em si, mas ela poderia ter um diâmetro um pouco maior, o que facilitaria travar ou destravar o flash da câmera.

Yuri Pimenta fotografia - review flash Godox TT685 (Nikon)

Uma outra coisa que também poderia melhorar é a indicação de posição das pilhas. A marcação dos sinais positivo e negativo são muito pequenas e ficam relativamente escondidas. Fica difícil de colocar as pilhas corretamente no escuro. Consegue ver?

Yuri Pimenta fotografia - review flash Godox TT685 (Nikon)

Tempo de reciclagem relativamente lento

Falando em pilhas, o tempo para reciclar na carga total não é dos melhores. Não que seja tão lento, mas com certeza é não é tão rápido quanto um Flash SB-910 da Nikon. Se você fizer várias fotos em sequência com o TT685 é possível que ele não acompanhe o seu ritmo.

Por outro lado, o TT685 também conta com uma “tomada” para baterias externas, o que além de aumentar consideravelmente a sua autonomia, talvez ajude no tempo de recarga do flash.

Ótimo design de interface

Certamente um dos grandes trunfos da Godox é a clareza da interface de seus produtos. As telas do TT685 são bem legíveis, sem apresentar elementos visuais desnecessários o tempo todo. Problema comum na Nikon e Canon, aliás.

Os ícones são de fácil compreensão e praticamente não há menus para navegar. Todas as informações do modo selecionado já ficam visíveis na tela, que também é retroiluminada. (Abaixo).

Flash Godox TT685 - modo manual - foto-célula S1 ativada - Yuri Pimenta fotografia
Flash Godox TT685 - modo TTL - exibindo compensação de +1,3 ev - Yuri Pimenta fotografia
Flash Godox TT685 - modo estroboscópico (repetição) - potência, quantidade de repetições e frequência diretamente visíveis.

Se, por outro lado, a interface para os modos é boa, por outro, algumas opções do menu com funções personalizáveis (custom functions) não são assim tão fáceis de entender como no SB-910. Talvez você queira consultar o manual. (Veja abaixo).

Yuri Pimenta fotografia - review flash Godox TT685 Nikon - funções personalizáveis (custom functions)

Receptor e transmissor de rádio embutido

Com certeza, o grande diferencial deste flash é o rádio. Facilita muito a vida porque é um acessório a menos para levar na bolsa. Menos pilhas para carregar também.

A recepção do sinal é boa, funcionando a distâncias maiores sem dificuldade. Ou mesmo através de obstáculos, o que era de se esperar de um flash com rádio.

A configuração do modo de disparo remoto também é muito fácil, com telas verdes para o modo de comando e alaranjadas para o modo escravo, seja por rádio ou foto-célula. Mais uma vez, não há sub-menus. Ou seja, tudo visível diretamente.

Yuri Pimenta fotografia - review flash Godox TT685 Nikon - master radio
Yuri Pimenta fotografia - review flash Godox TT685 Nikon - slave radio

Compatível com os transmissores X1 e X-Pro, da Godox

Além de possuir receptor de rádio embutido, o TT685 é compatível com os transmissores X1T e X-Pro, o que torna o produto a “porta de entrada” para todo o vasto sistema de flashes compactos e tochas da Godox.

Por exemplo, usando o mesmo transmissor X1T sobre a câmera, é possível controlar remotamente este modelo TT685, o V860 II e as tochas SK300 II e AD600 Pro. O que, por si só, é uma enorme vantagem em relação aos sistemas concorrentes.

Veja também: disparadores remotos para flash.

Flash Godox TT685 – um ótimo primeiro flash

Concluindo, o Godox TT685 é um modelo bastante acessível e com os recursos mais importantes que um flash compacto deveria ter. Além disso, é muito fácil de usar e está disponível para os principais fabricantes de câmera.

A questão da reciclagem lenta pode ser contornada por uma bateria externa. Se ainda assim, você gostaria de um flash mais rápido, com mais autonomia e ainda mais prático, considere o Godox V860 II, que é muito parecido, porém com bateria de lítio. Mas esse fica para outro post. Até lá!


Posted by Yuri Pimenta

Leave a reply