Volta e meia escuto pessoas perguntando qual câmera seria melhor para viagens, ou ainda, desejam “uma câmera que seja melhor que a do celular mas também não seja complicada de usar”.

Antes de mais nada, vou me limitar a comentar sobre as opções mais comuns disponíveis no mercado, suas vantagens e desvantagens. Vamos lá!


Fotografia de bolso ou fotografia de bolsa?

Faço essa brincadeira com quem me pergunta sobre que câmera comprar. Só uma provocação para que pensem no porquê querem uma câmera fotográfica. Então, que tamanho e peso você tem disposição para carregar? Lembre-se disso, porque nem sempre você vai querer carregar aquela câmera super poderosa (e uma bolsa cheia de tralhas). Além disso, o que você faz com as fotos depois que fotografa? Deixa no cartão de memória ou transfere tudo para o computador? Amplia as melhores em papel? Imprime álbuns? É perfeccionista e quer sempre tratar as fotos à perfeição ou vai logo postando nas redes sociais? É uma câmera para trabalhar ou é um hobby?

O seu nível de comprometimento com a fotografia ajuda a definir o tipo de equipamento ideal para você.

operários no contraluz - Yuri Pimenta - fotografia de rua - street photography
foto feita com um celular (iPhone 4)

A câmera do celular

Às vezes mostro fotos feitas com celular e as pessoas se surpreendem. Isto porque existe uma noção generalizada de que só câmeras “de verdade” dão fotos boas. Não é bem assim. Muitas vezes, um celular ou uma compacta é realmente só o que você precisa.

Folha de Platano sobre asfalto, poesia visual - curso fotografia básica - Yuri Pimenta fotografia - câmera de celular
Foto feita com celular. (iPhone 4)

Se o que deseja é um registro fotográfico rápido e sem compromisso, tenha um celular com câmera sempre à mão. Nada mais prático. Os celulares evoluíram muito e hoje fazem fotos boas em diversas situações. Porém, não são perfeitos. Longe disso. Os controles são limitados e a ergonomia do celular enquanto câmera deixa muito a desejar. Apesar de fazerem fotos boas com pouco esforço, a qualidade de imagem deles provavelmente não vai estar no mesmo nível das melhores câmeras de sua mesma época. 

Pense em computadores. Um celular de hoje possivelmente tem um chip com o poder de processamento de um supercomputador do passado. No entanto, um supercomputador moderno e atual sempre será uma coisa grande e cara. Compreende?

dupla exposição - Curso de edição e tratamento com Adobe Lightroom - foto Yuri Pimenta - câmera compacta

Por outro lado, se você pretende ter mais controle criativo sobre as imagens, é importante que você escolha uma câmera digital com controles manuais (abertura, velocidade e ISO). Muitas vezes, a DSLR ou mirrorless mais simples ja são boas o bastante. Aqui no Brasil, você vai encontrar boas opções da Canon, Nikon, Sony ou Fujifilm. (Não necessariamente nessa ordem). Se estiver com dúvida do que comprar, pode falar comigo antes. Assim eu te ajudo a fazer escolhas melhores, conforme a sua necessidade.

 

Câmeras DSLR

Do inglês Digital Single Lens Reflex, é uma adaptação para os tempos atuais de uma tecnologia mais antiga, a SLR (Single Lens Reflex – mono objetiva reflexo). Opção clássica entre os fotógrafos.

Resumidamente, a característica fundamental da câmera reflex é permitir que você veja exatamente o que a objetiva (lente) projeta sobre o filme. O espelho desvia a imagem para um visor, de modo que você veja exatamente o que a objetiva “vê”. Na hora do clique, o espelho se levanta e libera o registro da imagem sobre o filme. Posteriormente, o filme foi substituído pelo sensor digital – daí o nome DSLR.

Diagrama simplificado câmera SLR - Yuri Pimenta - curso de fotografia básica
Diagrama simplificado de uma câmera SLR.

Outro recurso importante é poder trocar as objetivas. Basicamente, podemos acoplar de um microscópio a um telescópio, o que as torna muito versáteis. Isso não quer dizer que você tenha que ter muitas objetivas. Aliás, acho pouco provável que você realmente vá precisar de mais do que duas.

Embora existam modelos pequenos, eles quase sempre tem um tamanho e peso maior do que as mirrorless. Há também os modelos “profissionais” que são extremamente robustos e sofisticados, além de pesados e grandes.

 

Câmeras mirrorless

Como o nome sugere, é uma câmera “sem espelho”. Uma referência às câmeras DSLR. Ironicamente, ficaram conhecidas justamente pelo componente que elas não tem, ou seja, o espelho – peça chave no funcionamento das DSLR. Talvez deveriam se chamar SLDS – single lens direct to sensor?

Diagrama simplificado de uma câmera mirrorless - Yuri Pimenta - curso de fotografia básica
Diagrama simplificado de uma câmera mirrorless

Ao contrário da DSLR, a imagem que passa pela objetiva vai diretamente para o sensor. Este mesmo sensor, além de registrar a imagem, também determina foco e a fotometria (medição da luz). Isso se traduz numa redução drástica na quantidade de componentes e uma linha de produção mais enxuta para os fabricantes. Portanto, não é de se admirar que queiram migrar a indústria aos poucos para este tipo de produto.

Outra vantagem interessante: você também tem uma prévia da exposição da foto. Ou seja, você já enxerga se a foto vai ficar clara ou escura antes mesmo de fazer o clique.

Dessa forma, a tendência agora é termos a mesma qualidade de imagem das câmeras DSLR, porém menores, mais leves e até mesmo mais fáceis de usar.

Outra vantagem das mirrorless é serem mais silenciosas, justamente por não ter o movimento de sobe e desce do espelho das DSLR.

Veja uma comparação: link youtube.

No entanto, a grande desvantagem das mirrorless ainda é a autonomia da bateria. Como o sensor fica “ligado” o tempo todo e o corpo da câmera é menor, sobra menos espaço para uma bateria com maior capacidade. Talvez isso melhore num futuro próximo, mas leve isso em conta. Se for comprar mirrorless, compre baterias extras.

 

Comparativo de tamanho de câmeras

Camera Size - comparativo entre Fujifilm X-T2 e Nikon D7200
Camerasize.com – comparativo entre Fujifilm X-T2 e Nikon D7200

Uma outra forma interessante de pesquisar sobre determinada câmera é consultar os sites camerasize e o cameradecision. Como o nome sugere, são especializados em comparar o tamanho entre câmeras. O Camera Decision vai um passo além e compara outras especificações além do tamanho.

Acredite se quiser, as câmeras acima (Fujifilm X-T2 e Nikon D7200) além de possuirem sensores com o mesmo tamanho e resolução (APS-C de 24 megapixels) são muito próximas entre si nos recursos. Por outro lado, são bem diferentes nas dimensões, peso e layout dos botões. (Dica: uma é mirrorless e a outra é uma DSLR).

 

Sites especializados em avaliações de câmeras e objetivas

Da mesma forma que as revistas de carros, existem os sites que testam câmeras com grande profundidade. Por exemplo, o excelente Digital Photography Review (DPreview), o Camera Labs e o Imaging Resource (todos em inglês).

 

Busca por imagens

Se você já tem interesse por uma câmera específica, experimente também uma busca por fotos feitas com a mesma. Sites como o Flickr, 500px, entre outros, podem exibir o tipo de câmera usada para as fotos.

Flickr finder

Exemplos:

Busca por fotos feitas com câmeras Fujifilm: https://www.flickr.com/cameras/fujifilm/

Busca por fotos feitas com câmeras Nikon: https://www.flickr.com/cameras/nikon/

Uma câmera para ter sempre com você

Ponte sobre lado no parque Ibirapuera - curso fotografia básica - Yuri Pimenta - viagem - fotografia de rua

Concluindo, de nada adianta um equipamento topo de linha se você sempre pensa duas vezes antes de sair com ele. Se a sua intenção é uma câmera para trabalhar, com certeza você precisará fazer algumas concessões no tamanho e peso do seu equipamento, para não falar dos acessórios. Provavelmente até terá mais de uma câmera. Por outro lado, se a intenção é hobby, procure escolher uma câmera que te dê prazer ao fotografar, mas que também não seja um inconveniente nos seus passeios. Ou tenha um pouco dos dois!


Dicas de fotografia


Acompanhe pelas redes sociais:

https://www.instagram.com/yuripimenta.foto/
https://www.instagram.com/yuripimentaretratos/
https://www.flickr.com/photos/yuripimentafoto/

Posted by Yuri Pimenta

Leave a reply